terça-feira, 4 de junho de 2013

A Internet

Principal percursora da evolução comercial de vários países, e responsável pela existência do termo e-commerce, vamos saber um pouco mais sobre ela.



História

A Internet basicamente seria a união de diversas redes de comunicação em escala mundial interligadas entre si, originado a partir de um conceito que surgiu em 1962. Tradicionalmente escrita com a primeira letra maiúscula, já que internet (minúscula) significa apenas um conjunto de redes de computadores, uma espécie de intranet, e o termo Internet expande de maneira global e publicamente.

Inicialmente seu foco era restritamente militar. A antiga União Soviética ao lançar o Sputnik 1 obrigou os Estados Unidos a criar da DARPA - Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), em fevereiro de 1955. Foi criado por ela o IPTO - Information Processing Techniques Office (Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações) com intuito de pesquisar acerca do programa SAGE - Semi Automatic Ground Environment, que tinha ligado pela primeira vez vários sistemas de radares espalhados pelo território americano.

A primeira interconexão do que viria ser o ARPANET, umas das primeiras redes da Internet atual criada pela DARPA, foi realizada entre a Universidade da Califórnia L.A. e o SRI International em Menlo Park, Califórnia L.A. exatamente em 29 de outubro de 1969, que seria uma das primeiras redes da história da Internet atual.
Depois que ficou constatado que realmente funcionava, a General Post Office, a Telenet, DATAPC e a TRANSPAC se uniram para criar a primeira rede de computador em serviço, referida no Reino Unido como IPSS – International Packet Switched Service (Serviço Internacional de Comutação de Pacotes).

Seu objetivo principal era garantir que a integridade da rede fosse mantida em caso de ataque inimigo, de forma que seus dados pudessem ser remanejados. Inicialmente utilizada o protocolo NCP (network control protocol) idealizado pela NWG Network Working Group em dezembro de 1971, porém já em 1973 houve as primeiras descrições dos protocolos TCP (transmission control protocol), usados até hoje, que tiveram sua primeira rede em operação em 1٥ de janeiro de 1983, com a migração total dos computadores da ARPANET do antigo NCP.

No ano de 1985, a NSF - National Science Foundation (Fundação de Ciências dos Estados Unidos) patrocinou a criação da National Science Foundation Network, que consistia num conjunto de redes universitárias, ou seja, não havia ainda a visão comercial, ocorrida somente em 1988. E esse novo foco teve sua contribuição geradas por empresas como a Cisco System, Proteon e depois a Wellfleed (atualmente Bay Networks) e a 3COM, pois se interessaram em fabricar a vender os roteadores, necessários para conexão.

Expansão

Na década de 90 a Internet começou a ser dirigida para um público mais amplo e sem restrições. Entre os anos de 1993 e 1994 distribuíram por volta de 2 milhões de cópias pela Internet do software Mosaic, que possibilitava a conexão via WWW – World Wide Web, escrito por Marc Andreesen, na ocasião um estudante de graduação da Universidade de Illinois EUA. Esse programa é considerado por muitos o marco na história do comércio eletrônico.

Acompanhando esse momento, surgiram na mesma década instrumentos de pesquisa como o Yahoo, Infoseek e Altavista, que certamente alavancaram o crescimento da rede facilitando o acesso à informações precisas, e serviços antigos como o América On-Line, Prodigy e Compuserve passaram a prover o acesso à rede.

Agora os microcomputadores vinham de fábrica com um software que possibilitava essa navegação, assumindo de vez a condição de porta para o mundo, característica que tem até os dias atuais, praticamente sua nova identidade.

Outra contribuição para confiança e conhecimento da população da Internet, foi a iniciativa do governo dos Estados Unidos em disponibilizar aos seus cidadãos um canal direto com a Casa Brasil em 1993, possibilitando o envio de e-mails ao presidente, ao seu vice e à primeira dama. Seguindo essa mesma idéia, entram na rede o presidente de Cuba, Fidel Castro e o Papa João Paulo II.

No Brasil a expansão da rede pode ser creditada ao professor Oscar Sala, da Universidade de São Paulo, possibilitando a chegada da rede Bitnet no final de 1988, interligando a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) ao Fermilab nos Estados Unidos. Já em 1991, a Fapesp realizou a primeira conexão com a Internet, estabelecendo depois mais uma interligação, agora com o Núcleto de Computação Eletrônica da UFRJ.

Assim como em outros países, a Internet tinha sua função voltada para área acadêmica, e no Brasil, agora de forma mais ampla, teve a Rede Nacional de Pesquisas (RNP) como primeira rede de acesso à Internet. Foi criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com seu foco em construir uma infraestrutura para comunidade acadêmica, começando a ser montada em 1991 e em 1994 já alcançava todas as regiões do país.

Com o intuito de coordenar e incentivar implantação da rede mundial no país, o governo Fernando Henrique Cardoso, em sua posse, criou o Comitê Gestor da Rede Internet no Brasil, criada pela Portaria Interministerial nº 147 de 31 de maio de 1995, com alterações pelo Decreto Presidencial nº 4829, de 03 de setembro de 2003.

Em breve, o blog E-comment BR postará mais assuntos interessantes relacionado à Internet, fique ligado!

Autor Felipe Bandeira.

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 EcommentBR - A Internet
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top